Você está visualizando atualmente FER COMEMORA 45 ANOS DE FUNDAÇÃO EM RORAIMA

FER COMEMORA 45 ANOS DE FUNDAÇÃO EM RORAIMA

  • Categoria do post:FER
  • Comentários do post:0 Comentário

Trabalho, união e solidariedade

No dia 15 de janeiro a Federação Espírita Roraimense (FER) comemora 45 anos de fundação, marcados pelo trabalho de divulgação do Espiritismo, pela atuação junto às instituições espíritas e na promoção do estudo e difusão do espiritismo nos seus aspectos filosóficos, científico e religioso, o incentivo permanente da prática da caridade moral e material, por meio da união e da unificação dos espíritas e das instituições.

Com o desafio de difundir o Espiritismo, no até então território de Roraima, um grupo de voluntários se reuniu no ano de 1977 com o desafio de implantar a Federação Espírita Roraimense, iniciativa que fazia parte daquele que ficou conhecido como Pacto Áureo, acordo assinado na cidade do Rio de Janeiro em 5 de outubro de 1949, entre as entidades federativas existentes à época e que foi decisivo para a organização e expansão do Movimento Espírita brasileiro. Assim, é que após a fundação da Federação Espírita Brasileira (FEB), em 02 de janeiro de 1883, cada estado foi gradativamente implantando também uma instituição responsável pela coordenação do movimento espírita em seu território.

A fer foi instituída, contando com a presença, na Assembleia Geral Constituinte, do então presidente da Federação Espírita do Amazonas (FEA), Alfredo Henriques Trigueiro que sugeriu a adoção à época do estatuto da Federação Espírita do Acre (FEEAC) como modelo para o estatuto da FER. Também esteve presente o representante da Federação Espírita Brasileira (FEB), José Jorge. Ambos vieram para auxiliar no trabalho dos confrades que iniciavam sua missão. Aristeu Mendes Machado e João Carlos Amazonas foram os primeiros presidente e vice-presidente, respectivamente. Naquele tempo as atividades federativas eram desenvolvidas na sede do Centro Espírita Lírio dos Vales (CELV), primeira instituição espírita de Roraima, como relata a ex-presidente da FER, Francisca Vera Moreira Israel: “No início, a FER funcionava apenas como um vínculo formalizado entre Roraima e a FEB. Não havia muita estrutura, e por isso não temos os registros das ações que eram realizadas nesta época”, explicou. Para impulsionar as atividades, em 1998, foi criada uma comissão com o objetivo de reorganizar os trabalhos federativos. As reuniões eram então realizadas em uma sala do então Centro Educacional Arco-Íris, no bairro Paraviana, que por muitos anos acolheu as atividades da FER, como reuniões, encontro de trabalhadores, capacitações e a segunda edição da Confraternização das Juventudes Espíritas Roraimense, a Conjer, em 1999. No mesmo ano, em uma Assembleia Geral, foi eleita uma nova diretoria, com a presidência de Wagner Costa e vice-presidência de Francisca Vera. A partir de então, consolidou-se o trabalho federativo, marcado principalmente pela construção da sede da FER, resultado do empenho de companheiros dedicados e da colaboração de muitos adeptos e simpatizantes do Espiritismo.

 

A construção da sede

Conferindo novas perspectivas e aproximando novos voluntários, a construção da sede em 1998 marcou a revitalização dos trabalhos federativos, que ao longo dos anos contribuíram significativamente para que se estabelecesse a expansão do movimento espírita em Roraima.

A construção teve duração aproximada de um ano e a obra foi coordenada por Volmar Buffi, atual presidente da federativa, que à época contou com colaboração direta nos mutirões de muitos trabalhadores voluntários como Lourdes Buffi, Izabel Grande, Rui Guilherme Souza, Wagner Costa, Isaías Montanari, Márcio Sergino, além de envolver na empreitada um dos primeiros grupos de juventude espírita.

O terreno, localizado na Rua Barão do Rio Branco, no Centro de Boa Vista, foi desmembrado e parte foi doada para a construção da sede por um casal de espíritas que ali residia, José Rebouças, conhecido como “Seu” Zezinho, e D. Nevinha, hoje já desencarnados. Admiradores do trabalho de Dr. Adolfo Bezerra de Menezes, expoente do Espiritismo no Brasil, e que ficou conhecido como “o médico dos pobres”, ao fazerem a doação o casal fez um pedido especial: que “Dr. Bezerra” fosse homenageado de alguma forma. Assim, a FER criou a livraria que levou o nome do homenageado. Hoje a livraria tornou-se também a Distribuidora Bezerra de Menezes, continuando a proposta de oferecer às instituições e à sociedade centenas de títulos de obras espíritas com conteúdo que seguem os princípios da doutrina codificada por Allan Kardec.

 

Atuação

Em todos estes anos a FER contribuiu com a formação e estruturação de grupos de estudo do Espiritismo, apoiou a criação de centros espíritas no capital e no interior do Estado, atua permanentemente na formação e aprimoramento dos trabalhadores e lideranças a fim de aperfeiçoar e qualificar o acolhimento, a orientação e o esclarecimento àqueles que buscam os Centros Espíritas. A FER integra o Conselho Federativo Nacional da FEB, órgão que se constitui na reunião dos representantes de cada estado do país e que constrói propostas e diretrizes que visam à implementação de estudos, práticas e iniciativas, objetivando aperfeiçoar a difusão do Espiritismo a fim de que a Doutrina chegue ao maior número de pessoas em todo o país e, consequentemente em todo o mundo.

A FER promove congressos, palestras, feira de livro, momentos de arte e apoia ações de impacto na sociedade, em especial em apoio às famílias em situação de risco e vulnerabilidade social, levando a mensagem espírita-cristã e contribuindo sempre que possível, em ações que promovam a construção da paz, o bem e a fraternidade.

 

Veja a galeria com registros da época:

Deixe um comentário