HISTÓRIA

A Federação Espírita Roraimense (FER) foi fundada em 15 de janeiro de 1977. É uma sociedade civil sem fins lucrativos e declarada de utilidade pública Estadual pelo Decreto Lei Nº002/2002, de 02 de março de 2002.
A organização da Federação em Roraima, contou com o apoio direto da Federação Espírita Brasileira, através do professor José Jorge, que prestigiou a Assembleia Geral Constituinte da FER, sugerindo a adoção do estatuto da Federação Espírita do Acre como modelo para o estatuto da FER, hoje, revisto e atualizado.
Seu primeiro presidente foi Aristeu Mendes Machado e seu Vice-Presidente João Carlos Amazonas. No início, as atividades federativas eram desenvolvidas na sede do Centro Espírita Lírio dos Vales, o primeiro a funcionar em Roraima.
Em 1998, foi criada uma comissão com o objetivo de reorganizar os trabalhos federativos. Em uma Assembleia Geral, foi eleita uma nova diretoria e a partir de então, consolidou-se o trabalho federativo neste Estado, marcado principalmente, pela construção da sede da FER, resultado do empenho de companheiros dedicados e a colaboração de muitos adeptos e simpatizantes do espiritismo.